capacete para moto

Capacete para Motos: Moda ou Proteção?

Hoje, aqui no nosso canal do homem, quero trazer um assunto que muito me intriga: o capacete que utilizamos nas motos são itens de segurança ou itens de moda?

Quem anda de moto sabe, escolher o capacete ideal é quase (ou até as vezes mais difícil) do que escolher a própria moto. São diversos modelos e diversas utilidades para cada um deles.

Capacete como item de segurança

Todos nós sabemos da importância do uso do capacete para moto. Além de ser um item obrigatório segundo o código nacional de trânsito aqui na Brasil, o uso capacete durante o role de moto pode salvar vidas.

Porém, é preciso estar muito atento na hora da escolha do capacete. É necessário que ele esteja muito bem preso e fixo na cachola. Dessa forma, você garante 100% a sua eficacia.

Existem três diferentes modelos de capacetes com ônus e bônus diferentes:

Capacete Fechado

Bônus

O uso do capacete fechado é o mais aconselhável, principalmente, pela seu maior fator de proteção perante aos demais. Por ser uma peça única, o capacete fechado garante que toda a parte do crânio e da face estejam devidamente protegidas de qualquer impacto.

Os capacetes fechados podem ser feitos de plástico (normalmente mais baratos) ou materiais mais leves, como fibra de carbono ou de vidro. Estes, são mais caros, mas garantem um maior conforto, uma vez que são muito mais leves que os capacetes feitos de plástico.

Ônus

A parte negativa do capacete fechado está justamente pelo simples fato dele ser, digamos, inteiramente fechado!

Muitos motociclistas e colegas simplesmente abominam esse modelo de capacete por ele reter muito calor nos dias de sol intenso e de ser de dificil comunicação em trajetos mais longos.

Capacete Aberto

Bônus

Os capacetes abertos, como o próprio nome já diz, possuem uma área menor de contato com o rosto. Por isso, trazem maior conforto para o motociclista. Com ele, é possível sentir o vento fresco batendo no rosto, além de ser possível se comunicar com os colegas e passageiros mais facilmente durante uma viagem para o litoral, por exemplo.

Ônus

Ao contrário do capacete fechado, o modelo aberto oferece menor proteção para o usuário. Mesmo que seja permitido sem restrições na legislação, ele traz um maior risco de vida em caso de acidente justamente pelo fato de que grande parte do seu rosto ficará exposto com esse equipamento.

Capacete Robocop ou Escamoteável

Bônus

Esse modelo, na minha humilde opinião, é o tipo de capacete ideal para qualquer motociclista. Ele surgiu como uma espécie de hibrido entre o capacete aberto e o fechado.

Como assim, o que é o capacete Robocop?

Esse modelo de capacete possui uma abertura na parte inferior. Com isso, você pode tanto andar com ela fechada, trazendo uma maior proteção, como abri-la para se refrescar nos momentos em que não estiver em movimento, como quando estiver parado em semáforos, por exemplo.

Ônus

Confesso que, já há algum tempo, todos os capacetes que compro são dos modelos robocop (ou escamoteável).

Porém, a única parte ruim que vejo nele é o fato desse modelo ser mais um pouco mais caro que os demais.

Mas, vem na minha… vale o preço!!

Capacete como item de moda

Não podemos negar que, mesmo que seja de uso obrigatório, o capacete diz muito sobre o motociclista.

Independente do modelo que você escolher, com certeza você irá buscar um capacete com cores e desenhos, modelos mais urbanos ou mais de motocross e terra e até réplicas e personalizados de corredores consagrados como Valentino Rossi ou Sebastian Porto.

Várias e várias marcas trazem uma pegada diferente e você precisa entender qual seu estilo e qual marca de capacete irá combinar mais com ele.

 

Capacete AGV Réplica

capacete agv replica

Essa belezura ao lado é uma réplica da AGV do campeão itálo-brasileiro Franco Morbidelle.

Consagrado na etapa de Sepang da Moto GP, a AGV optou por misturar as cores da bandeira da Itália com uma pegada brasileira e, o resultado, não preciso nem dizer. Ficou show!!!

Você pode adquirir esse capacete por R$ 1.500,00 em diversas lojas.

 

Capacete Norisk para os Cinéfilos de Plantão

capacete norisk Àqueles que são viciados nos filmes de ação que marcaram época, também encontram diversas opções de capacetes. Entre eles, um dos modelos mais famosos é a edição especial do Batman, feito pela consagrada marca Norisk. Também é possível encontrar outros personagens como o Teh Flash e Superman.

 

 

Capacete LS2

capacete ls2Para finalizar, uma marca de capacete que não traz edições especiais como réplicas de motovelocistas famosos ou personagens que marcaram época nos cinemas. Mas, não posso deixar de mencionar a beleza que são os capacetes da marca LS2. Ao lado, o modelo Draze Branco e Azul da marca, que pode ser encontrado por R$ 569,00 na Paulinho Motos.

 

Conclusão

Para concluir, acredito que seja por motivos de segurança, conforto, utilização ou até mesmo por gosto e estilo, com certeza você terá muuuuuuuito trabalho na hora de escolher o capacete certo para você.

Por isso, é bom estar sempre atento às melhores condições e lojas corretas, que trazem preço justo e diversos modelos para te atender!

Como lojas confiáveis, gosto de destacar a paulinho motos e a loja da Bieffe ou da AGVBR.